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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

PRÁTICAS DOCENTES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Texto completo
Autor(es):
Gabriela Valente [1] ; Adriana Santiago Rosa Dantas [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Université Lumière Lyon 2. Laboratoire Education, Cultures, Politiques - França
[2] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. Pesqui.; v. 51, 2021-06-11.
Resumo

Resumo A discriminação racial é uma prática social que tem origens históricas no Brasil. Sua presença é naturalizada no espaço escolar em virtude do racismo estrutural da sociedade brasileira. Este artigo procura responder à seguinte questão: Como os professores agem diante de situações de discriminação racial? A resposta a essa questão inspira-se na sociologia pragmática, a qual deu suporte teórico e metodológico para uma etnografia sociológica, que recolheu narrativas de professores, na forma de entrevistas, sobre as práticas docentes frente às situações reais nas quais a identidade racial é mobilizada. Além de ratificar a dificuldade dos professores em lidar com racismo como um reflexo da sociedade brasileira, os dados revelaram que o investimento na formação docente é mais produtivo quando os docentes possuem boas condições de trabalho. (AU)

Processo FAPESP: 19/09919-3 - Racialização à brasileira: uma análise da implantação das comissões de heteroidentificação nos processos seletivos para ingresso nas universidades públicas
Beneficiário:Adriana Santiago Rosa Dantas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 15/22243-8 - A prática docente e a questão religiosa
Beneficiário:Gabriela Abuhab Valente
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado