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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estratégias de avaliação em aprendizagem ativa no ensino superior em saúde: revisão integrativa

Texto completo
Autor(es):
Monike Alves Lemes [1] ; Maria José Sanches Marin [2] ; Carlos Alberto Lazarini [3] ; Silvia Cristina Mangini Bocchi [4] ; Elza de Fátima Ribeiro Higa [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Marília - Brasil
[2] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
[3] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
[5] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem; v. 74, n. 2 2021-05-21.
Resumo

RESUMO Objetivos: analisar evidências científicas sobre as estratégias de avaliação em métodos de aprendizagem ativa na graduação em saúde. Métodos: revisão integrativa da literatura nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Scopus, Web of Science e Education Resources Information Center. Resultados: utilizam-se diferentes estratégias de avaliação: Apresentação de seminários, Autoavaliação, Avaliação do desempenho do estudante na tutoria Tutotest-Lite, Avaliação dos pares, Escala de Autoavaliação no Aprendizado Ativo e Pensamento Crítico, Exame Clínico Objetivo e Estruturado, Portfólio, Perguntas de Divulgação Progressiva, Perguntas Dissertativas Modificadas, Prova de Progressão, Prova dissertativa, Prova objetiva, Verificações Imediatas de Aprendizagem, Resolução de caso clínico e Teste cumulativo. Considerações Finais: as estratégias de avaliação na aprendizagem ativa são utilizadas combinadamente, visando ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor do estudante. Todavia, seriam necessários estudos com maior poder de evidência científica. (AU)

Processo FAPESP: 17/27237-1 - Aprendizagem ativa de estudantes de enfermagem e medicina a partir da prática profissional
Beneficiário:Monike Alves Lemes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico