Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Braudel nas Terras Baixas: caminhos da Arqueologia na construção de Histórias Indígenas de longa duração

Texto completo
Autor(es):
Thiago Kater [1] ; Rafael de Almeida Lopes [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de História; n. 180 2021-12-03.
Resumo

Resumo O conceito de longa duração de Fernand Braudel configura-se como uma das ideias centrais do movimento feito, nos últimos trinta anos, por parte da Arqueologia brasileira, sobretudo a amazônica, de aproximação com a História e com os povos indígenas. Este artigo revisa produções bibliográficas arqueológicas traçando a trajetória que leva determinadas pesquisas a se reivindicarem como construtoras de Histórias Indígenas de longa duração. Por meio das leituras foi possível perceber que a utilização desse conceito, integrado à luta indígena pelos seus direitos, bem como renovações do fazer historiográfico e arqueológico, permitiram uma expansão desse movimento e a criação de abordagens variadas. Ao fim, refletimos sobre o conjunto das temporalidades de Braudel, que podem culminar em pontes teóricas e políticas junto aos povos indígenas. (AU)

Processo FAPESP: 18/21941-1 - A Tradição Polícroma da Amazônia e as transformações sócio-políticas nos lagos e rios do médio-alto Solimões
Beneficiário:Rafael Cardoso de Almeida Lopes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 18/24509-3 - Diversidade arqueológica na bacia do alto Rio Madeira
Beneficiário:Thiago Kater Pinto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado