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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estrutura e dinâmica do trabalho compulsório e livre na infraestrutura viária do Império do Brasil: africanos livres, escravizados e livres (1854-1856)

Texto completo
Autor(es):
Télio Cravo [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: História; v. 40, 2021-12-17.
Resumo

RESUMO Este artigo analisa as formas de coerção e controle do trabalho de africanos livres, escravizados e homens livres na construção da infraestrutura viária do Império do Brasil. Valendo-se da redução da escala de observação, este estudo dedica especial atenção para a construção de estradas a fim de analisar a distribuição de africanos livres para obras viárias e explorar questões sobre identidade e liberdade no século XIX. A literatura quase sempre se volta para a construção ferroviária e os seus trabalhadores. Contudo, permaneceu por estudar como se estruturou a dinâmica da construção de estradas. Em Minas Gerais, o poder provincial buscou segregar livres, escravizados e africanos livres e intervir nas relações de trabalho. Neste processo, os trabalhadores transformaram valores e estruturas institucionais impostas a eles, recriando e reinventando comportamentos como tática para adquirir maior poder de barganha. (AU)

Processo FAPESP: 14/06264-2 - Caminhos do mercado de trabalho no Brasil oitocentista: livres, libertos e escravos nas construções de pontes e estradas na Província de Minas Gerais, 1834-1888
Beneficiário:Télio Anísio Cravo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado