Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Empatia em estudantes de Medicina: efeitos de um programa de gerenciamento do estresse

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Martin Catarucci [1] ; Thays Herbst Carvalho [2] ; Susan Andrews [3] ; Emmanuel A. Burdmann [4] ; Karina Pavão Patrício [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Faculdade de Medicina de Botucatu - Brasil
[2] Faculdade de Medicina de Botucatu - Brasil
[3] Instituto Visão Futuro - Brasil
[4] Universidade de São Paulo - Brasil
[5] Faculdade de Medicina de Botucatu - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. educ. med.; v. 46, n. 2 2022-03-11.
Resumo

Resumo: Introdução: O curso de graduação em Medicina expõe os alunos a uma quantidade significativa de estresse, o que pode gerar consequências negativas para o aprendizado, a motivação e o contato com os pacientes. A falta de empatia na relação médico-paciente pode dificultar a adesão ao tratamento e os resultados nele. Algumas técnicas e práticas de medicina integrativa (mente e corpo) têm sido indicadas para auxiliar no manejo e na redução do estresse. Essas intervenções que envolvem práticas de meditação e que já são utilizadas em escolas médicas podem auxiliar no desenvolvimento da empatia e na visão da integralidade do cuidado. Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar o efeito de um programa de Redução de Estresse e Desenvolvimento da Empatia na Medicina (Redemed©) no nível de empatia de estudantes de graduação em Medicina. Método: O programa foi composto por oito encontros de duas horas cada, envolvendo práticas de meditação, posturas de ioga e atividades de grupo direcionadas ao aperfeiçoamento de interações interpessoais. O grupo intervenção foi composto por 47 alunos, e o grupo controle, por 40 estudantes. Utilizou-se a Escala Jefferson de Empatia Médica, versão para estudantes (JSPE-S), para avaliar o nível de empatia antes e depois da intervenção. Resultado: O aumento do nível de empatia no grupo que recebeu a intervenção foi significativo quando comparado ao grupo controle (p: 0,000). Conclusão: A participação no programa Redemed© se mostrou eficaz no aumento da empatia entre estudantes de graduação de um curso de Medicina. (AU)

Processo FAPESP: 15/10854-2 - Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina
Beneficiário:Karina Pavão Patrício
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular