Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Associação entre padrão de publicidade e alimento ultraprocessado em pequenos mercados

Texto completo
Autor(es):
Carolina Hatsuko Kikuta Batista [1] ; Fernanda Helena Marrocos Leite [2] ; Camila Aparecida Borges [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Programa de Graduação em Nutrição - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciênc. saúde coletiva; v. 27, n. 7, p. 2667-2678, 2022-06-17.
Resumo

Resumo O objetivo deste artigo é caracterizar os apelos publicitários presentes no ambiente alimentar para comercializar alimentos ultraprocessados e analisar o perfil nutricional desses alimentos segundo critérios da OPAS e presença de aditivos alimentares. Estudo transversal, com dados auditados em 20 pequenos supermercados de São Paulo. O protocolo INFORMAS foi utilizado para classificar as mensagens publicitárias. Os alimentos foram classificados segundo a NOVA. O perfil nutricional da OPAS foi utilizado para classificar os alimentos elevados em nutrientes críticos. Os padrões de publicidade foram identificados por análise fatorial. A associação entre os padrões e os grupos de alimentos foi investigada por regressão linear. Mais de 95% dos alimentos ultraprocessados tinham pelo menos um nutriente crítico em excesso. Verificou-se associação positiva entre o padrão nova marca, divertido e vantajoso com salgadinhos, produtos pré-prontos, lácteos e biscoitos, e entre o padrão nova marca e uso sugerido com lácteos. A padronização da publicidade de alimentos nos pequenos comércios varejistas está associada à oferta de salgadinhos, produtos lácteos, alimentos pré-prontos e biscoitos, produtos que excedem em nutrientes críticos. (AU)

Processo FAPESP: 16/12766-6 - Intervenções no ambiente de varejo de alimentos: superando o obstáculo informação para a promoção de uma alimentação adequada e saudável no nível local
Beneficiário:Camila Aparecida Borges
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado