Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O julgamento de si no outro: a viagem de Victor Cousin da França a países alemães e suas implicações pedagógicas

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Ribeiro e Silva [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos do Arquivo Municipal; v. ser2, n. 18 2022-07-08.
Resumo

Resumo O presente trabalho propõe-se a relatar as implicações pedagógicas da viagem de Victor Cousin da França para alguns países alemães, em 1831, a partir do relatório sobre a instrução pública por ele próprio elaborado. O objetivo foi averiguar a dimensão transnacional dessa viagem, considerando-se a dimensão comparada e analítica das reflexões desenvolvidas pelo autor acerca de um território que lhe era estrangeiro. Do ponto de vista do método, o estudo do relatório, focado em sua primeira parte, ocorreu a partir de categorias temáticas, eleitas como ferramentas operatórias oportunas para a abordagem do tema. Como resultado da investigação verificou-se que havia uma via de mão dupla no olhar de Victor Cousin sobre a realidade educacional alemã. Ao mesmo tempo em que expressava sua admiração e estranhamento com aquilo que presenciava, manifestava também sua dimensão comparada, dado que seu olhar tinha lentes francesas para observar aquela realidade estrangeira. (AU)

Processo FAPESP: 20/11928-8 - Circulação nacional e transnacional de modelos pedagógicos e reformas da instrução pública: Maranhão, Rio de Janeiro e França na década de 1850
Beneficiário:Alexandre Ribeiro e Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)
Beneficiário:Diana Gonçalves Vidal
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático