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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O uso de pistas secundárias na marcação de foco prosódico na fala de crianças com transtorno fonológico

Texto completo
Autor(es):
Geovana Soncin [1] ; Luiza Polli [2] ; Larissa Cristina Berti [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] São Paulo State University. Speech-Language and Audiology Department - Brasil
[2] São Paulo State University. Speech-Language and Audiology Department - Brasil
[3] São Paulo State University. Speech-Language and Audiology Department - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada; v. 38, n. 3 2022-10-28.
Resumo

RESUMO Este trabalho apresenta uma caracterização acústica do foco prosódico na fala de crianças com transtorno fonológico a fim de identificar quais pistas fonético-acústicas marcariam a produção do foco prosódico na fala desse grupo de sujeitos. Os dados analisados foram obtidos em sessões de avaliação fonoaudiológica a partir de tarefa de repetição de sentenças com elementos focalizados. Duração, intensidade e tipo de acento tonal no elemento focalizado foram as pistas submetidas à análise. Os resultados mostraram que a focalização prosódica na fala de crianças com transtorno fonológico é marcada por aumento da duração e por aumento da intensidade, mas não é marcada pelo acento tonal característico da marcação de foco prosódico. Esses resultados são discutidos à luz da combinação de pistas fonéticas responsáveis pela caracterização da produção do foco prosódico e de suas implicações clínicas. O estudo apresenta contribuições tanto para os estudos linguísticos quanto para os estudos clínicos com ênfase em aquisição de linguagem. (AU)

Processo FAPESP: 20/10144-3 - Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico
Beneficiário:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores