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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Transformação digital na gestão escolar: o legado que as ações estratégicas na década de 2020 deixam para futuras pandemias

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Autor(es):
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Jacqueline de Almeida Barbosa Franco [1] ; Maximilian Espuny [2] ; José Salvador da Motta Reis ; Gabriel Miranda Monteiro Diogo [4] ; Luis Alberto Bertolucci Paes [5] ; Ana Carolina Ferreira Costa [6] ; Thaís Vieira Nunhes [7] ; Luís César Ferreira Motta Barbosa [8] ; Andréia Marize Rodrigues [9] ; Rosane Aparecida Gomes Battistelle [10] ; Otávio José de Oliveira [11]
Número total de Autores: 11
Afiliação do(s) autor(es):
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[1] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[6] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[7] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[8] Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Brasil
[9] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[10] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[11] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
Número total de Afiliações: 11
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Gestão & Produção; v. 29, 2022-11-14.
Resumo

Resumo: Com o afastamento social devido à pandemia, muitos países sofreram transformações drásticas em várias esferas. Na educação, as aulas presenciais foram transformadas em ensino à distância. No entanto, esta súbita mudança causou vários problemas a estudantes e professores. Dados estes acontecimentos, o objetivo deste artigo era propor ações excepcionais para melhorar a transição das aulas presenciais para as aulas virtuais. Para tal, foram identificados na literatura os elementos que tiveram um impacto positivo e negativo na educação na pandemia de Covid-19. Estes elementos foram então agrupados em quatro estratégias, sendo estas: redesenho de práticas pedagógicas, apoio psicológico e social, infraestrutura tecnológica no ensino virtual, e gestão escolar para lidar com o cenário pandêmico. Foi utilizado o método do estudo de casos múltiplos, investigando cinco escolas técnicas localizadas no estado de São Paulo (Brasil). Com isto, foi possível propor 10 ações excepcionais que visavam a transição das aulas presenciais para as aulas virtuais. A principal novidade deste artigo foi a proposição de ações para motivar a comunidade escolar contra os impactos da pandemia, construindo memória nos seus agentes, tornando-os mais preparados para acontecimentos inesperados. (AU)

Processo FAPESP: 16/20160-0 - Diretrizes para alinhamento da sustentabilidade com sistemas de gestão integrados em empresas industriais
Beneficiário:Thaís Vieira Nunhes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Processo FAPESP: 19/08750-5 - Desafios e oportunidades na utilização de sistemas de gestão integrados para gerir e reportar a sustentabilidade empresarial
Beneficiário:Otávio José de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 17/18304-7 - Sistemas de gestão integrados como elemento de desenvolvimento da sustentabilidade em empresas industriais: uma contribuição ibero-americana
Beneficiário:Otávio José de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular