Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Concepções sobre deficiência em instituições públicas e privadas da Educação Superior

Texto completo
Autor(es):
Lúcia Pereira Leite [1] ; Leonardo Santos Amâncio Cabral [2] ; Cristina Broglia Feitosa de Lacerda [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; 2022-11-14.
Resumo

Resumo Esse artigo objetiva investigar e analisar concepções sobre deficiência expostas por 1.763 universitários. Foi aplicada a Escala Intercultural de Concepções de Deficiência (EICD) em estudantes de três Instituições da Educação Superior (IES), do estado de São Paulo, sendo duas públicas – federal e estadual – e uma, privada. Os achados foram expostos ao trato estatístico, permitindo comparar os dados obtidos entre os estudantes nesses diferentes contextos e analisar as relações entre escolha de posicionamentos, em função de algumas variáveis, como área de atuação e/ou de formação acadêmica e de faixa etária. Os resultados favorecem a sistematização de informações para a compreensão de comportamentos e culturas sociais, políticas e educacionais, que podem indicar caminhos para a superação de atitudes discriminatórias com base na deficiência, além de situar a universidade como um local em que a deficiência possa ser debatida, criticamente, com futuros profissionais. (AU)

Processo FAPESP: 17/12721-5 - Concepções de deficiência em universitários: estudos em contextos internacionais distintos
Beneficiário:Lúcia Pereira Leite
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular