Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Associação entre fatores psicossociais e funcionais e desempenho de idosos em linguagem e fluência verbal

Texto completo
Autor(es):
Helen Capeleto Francisco [1] ; Allan Bregola [2] ; Ana Carolina Ottaviani [3] ; Bruna Moretti Luchesi [4] ; Fabiana de Souza Orlandi ; Francisco J. Fraga [6] ; Letícia Costa-Guarisco ; Sofia Cristina Iost Pavarini
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Brasil
[2] University of East Anglia. School of Health Sciences - Reino Unido
[3] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Brasil
[4] Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Brasil
[6] Universidade Federal do ABC. Centro de Engenharia. Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 24, n. 6 2022-11-14.
Resumo

RESUMO Objetivo: identificar fatores psicossociais e funcionais associados ao desempenho de idosos em linguagem e fluência verbal. Métodos: estudo realizado com 149 idosos cadastrados no serviço de atenção primária à saúde de uma cidade do interior de São Paulo. Foram utilizados um questionário de caracterização sociodemográfica, Exame Cognitivo de Addenbrooke - Revisado (domínios de fluência verbal e de linguagem), Escala de Depressão Geriátrica, Escala de Estresse Percebido, Medical Outcomes Study, WHOQOL-OLD e Escala de Atividades Instrumentais da Vida Diária. Os participantes foram divididos em tercis de acordo com o desempenho em linguagem e fluência verbal: T1 = melhor desempenho, T2 = desempenho mediano e T3 = pior desempenho. Foram comparados os grupos T1 e T3 e realizada uma regressão binária para analisar os fatores associados ao melhor desempenho em linguagem e fluência verbal. Resultados: as variáveis associadas ao melhor desempenho de linguagem comparando T1 e T3 foram: maior escolaridade, maior renda e melhor funcionalidade. Para a melhor fluência verbal, os fatores associados foram: maior escolaridade e melhor funcionalidade. Conclusão: a escolaridade e a funcionalidade mostraram-se importantes fatores associados ao bom desempenho da linguagem e da fluência verbal, enquanto a renda mostrou-se associada apenas ao bom desempenho de linguagem. (AU)

Processo FAPESP: 17/04129-9 - Apoio social, cuidado e cognição em estudo com idosos cuidadores
Beneficiário:Sofia Cristina Iost Pavarini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular