Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Recobrimento de apatitas "in vitro" sobre titânio: influência do tratamento térmico

Texto completo
Autor(es):
L. C. de O. Vercik [1] ; C. M. de Assis [2] ; M. V. Lia Fook [3] ; M. L. dos Santos [4] ; A. C. Guastaldi [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Instituto de Química. Departamento de Fisico-Química - Brasil
[2] UNESP. Instituto de Química. Departamento de Fisico-Química - Brasil
[3] UNESP. Instituto de Química. Departamento de Fisico-Química - Brasil
[4] UNESP. Instituto de Química. Departamento de Fisico-Química - Brasil
[5] UNESP. Instituto de Química. Departamento de Fisico-Química - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Eclética Química; v. 28, n. 1, p. 25-31, 2003-00-00.
Resumo

Titânio comercialmente puro, Ti-cp, e algumas de suas ligas são consideradas muito importantes na área médica devido sua excelente biocompatibilidade e propriedades mecânicas. Recentemente, foi desenvolvido um método químico, relativamente simples, para induzir a bioatividade desses materiais metálicos inertes, cujo princípio é imitar as condições biológica para obtenção do material desejado. Esta técnica denominada biomimético, foi utilizada para modificar a superfície do Ti-cp através do depósito de uma camada de apatita. O objetivo principal deste trabalho foi estudar a influência do tratamento térmico na evolução da cristalinidade das fases depositadas. Os recobrimentos de apatitas, com tratamentos térmicos entre 400 e 600 ºC, mostraram através das técnicas de difração de raios-X e microscopia eletrônica de varredura, uma baixa cristalinidade semelhante às apatitas biológicas. Acima de 700 ºC, os recobrimentos de apatita mostraram-se mais cristalinos apresentando uma mistura de fases de hidroxiapatita, fosfato octacálcico e fosfato de magnésio. (AU)

Processo FAPESP: 00/11125-9 - Estudo da deposicao de hidroxiapatita sobre superficies, com e sem modificacoes por "plasma spray de ti e ti-6ai-4v" empregados como biomateriais para implantes.
Beneficiário:Luci Cristina de Oliveira Vercik
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado