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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve.

Texto completo
Autor(es):
Maria Leonor Borges [1] ; Maria Helena Martins [2] ; António Guerreiro [3] ; Lúcia Pereira Leite [4] ; Cláudia Luísa [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação. Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária - Portugal
[2] Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Centro de Investigação em Psicologia - Portugal
[3] Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação - Portugal
[4] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências - Brasil
[5] Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação. Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária - Portugal
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Análise Social; n. 245, p. 704-725, 2022-12-31.
Resumo

Resumo No contexto internacional e nacional, marcado pela reivindicação do direito à inclusão das pessoas com deficiência e à construção de uma sociedade inclusiva, um dos obstáculos são as barreiras atitudinais sustentadas em conceções excludentes sobre a deficiência. O estudo que se apresenta procurou compreender quais as conceções de deficiência de estudantes da Universidade do Algarve. Os resultados indiciam uma discordância com a conceção metafísica e uma valorização da conceção biológica. Revela a existência de dispersão de opiniões relativamente à conceção social. Aduzem-se reflexões sobre as implicações para um ensino superior comprometido com a inclusão educativa e uma sociedade inclusiva. (AU)

Processo FAPESP: 17/12721-5 - Concepções de deficiência em universitários: estudos em contextos internacionais distintos
Beneficiário:Lúcia Pereira Leite
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular