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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Experiências, percepções e expectativas de estudantes na escola gerencialista da rede estadual paulista

Texto completo
Autor(es):
Rubia de Araujo Ramos [1] ; Débora Cristina Goulart [2] ; Márcia Aparecida Jacomini [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e ciências Humanas. Departamento de Ciências Sociais - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e ciências Humanas. Departamento de Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pro-Posições; v. 34, 2023-04-14.
Resumo

Resumo Neste artigo, analisamos a experiência dos estudantes nas ocupações de escolas no ano de 2015 e suas percepções e opiniões sobre a política educacional do estado de São Paulo no período de 1995 a 2018. Realizamos estudo documental e bibliográfico sobre a política educacional paulista e entrevistas com ex-estudantes da rede estadual de ensino, que participaram das ocupações de escola. Adotamos como referenciais para nossas análises o conceito de experiência na compreensão do material empírico e a influência da Nova Gestão Pública (NGP) sob o neoliberalismo para compreender a política educacional. Verificamos que em suas vivências, os(as) estudantes formularam críticas e expectativas a respeito dos programas e projetos da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (SEE-SP), contrapondo-se ao gerencialismo e à NGP ao defender uma escola universal, plural e democrática. (AU)

Processo FAPESP: 18/09983-0 - Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)
Beneficiário:Márcia Aparecida Jacomini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular