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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Dimensões do assédio na escola: diálogos sobre gênero com jovens estudantes de ensino médio de São Paulo/Brasil

Texto completo
Autor(es):
Cristiane Gonçalves da Silva [1] ; Vanessa Jorge Leite [2] ; Júlia Clara de Pontes [3] ; Fernanda Farias dos Santos [4] ; João Vitor Saldanha de Oliveira ; Vitória Lopes Hiraishi ; Sasha Cruz Alves Pereira [7] ; Júlio Assis Simões [8]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Unifesp. Instituto de Saúde e Sociedade. Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva - Brasil
[2] Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social. Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Programa de Saúde Coletiva - Brasil
[4] USP. Faculdade de Saúde Pública. Programa de Saúde Pública - Brasil
[7] USP. FFLCH. Programa de Antropologia Social - Brasil
[8] USP. FFLCH. Departamento de Antropologia - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Interface (Botucatu); v. 27, 2023-05-01.
Resumo

Neste artigo, discutimos os usos da categoria “assédio” empregada por jovens estudantes de escolas públicas de Ensino Médio para dar sentido a experiências de violência e discriminação de gênero ocorridas dentro e fora da escola. A análise baseia-se em registros de trabalho de campo produzidos no âmbito de uma pesquisa multicêntrica e de métodos mistos, realizada em nove escolas de São Paulo (SP/BR). O assédio aparece como uma categoria polissêmica que, ao nomear a violência, ajuda no enfrentamento das hierarquias e desigualdades de gênero e geração. Depreendemos que as jovens têm questionado normativas e atitudes que alimentam as desigualdades de gênero nas escolas, além de denunciarem o silenciamento ou inadequação da instituição no enfrentamento do problema, o que possibilita identificar convergências com uma nova sensibilidade em torno da violência contra mulheres que os discursos feministas globalizados fizeram emergir. (AU)

Processo FAPESP: 17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos
Beneficiário:Vera Silvia Facciolla Paiva
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático