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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Direito à Educação: analisando tendências temáticas em avaliação na produção acadêmica

Texto completo
Autor(es):
Cristiane Machado [1] ; Aline Gabriele Pereira [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Programa de Pós-Graduação em Educação - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Programa de Pós-Graduação em Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 31, n. 120 2023-07-03.
Resumo

Resumo O objetivo deste artigo é analisar as tendências temáticas em relação à interface dos temas direito à Educação e avaliação na produção acadêmica de 1988 a 2020, disponível no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Trata-se de estudo que compõe pesquisa mais ampla que intenciona inventariar a produção científica no Brasil em teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos de periódicos, constituindo-se em um Estado da Arte sobre direito à Educação no Brasil. Para este artigo foram selecionados 31 trabalhos acadêmicos, sendo 23 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) com o uso dos descritores “direito à Educação” AND “avaliação”, sem a utilização de filtros. Os títulos selecionados foram examinados e agrupados, de acordo com a problemática, em quatro tendências temáticas: programa/política educacional (14); qualidade (11); concepções/práticas de avaliação (3) e processos de inclusão/exclusão (3). Como conclusão, destaca-se a relevância das investigações em compreender políticas e práticas destinadas a apoiar e potencializar a garantia e a efetivação do direito à Educação. (AU)

Processo FAPESP: 18/11340-0 - Direito à educação no Brasil: o estado da arte de 1988 a 2018
Beneficiário:Cristiane Machado
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular