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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

ACCOUNTABILITY E AVALIAÇÃO DE SISTEMA DO BRASIL E DO URUGUAI: EM DEFESA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO

Texto completo
Autor(es):
Liliane Ribeiro de Mello [1] ; Regiane Helena Bertagna [2] ; María Ester Mancebo [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Secretaria Municipal de Educação de Paulínia - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Instituto de Biociências. Departamento de Educação - Brasil
[3] Universidad de la República. Facultad de Ciencias Sociales. Departamento de Ciencia Política - Uruguai
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. CEDES; v. 43, n. 121, p. 55-65, 2023-11-13.
Resumo

RESUMO Este artigo destaca as relações entre accountability e a avaliação de sistema, a partir das análises das avaliações da educação obrigatória do Brasil e do Uruguai. As avaliações de sistema ganham destaque no contexto histórico-político e se desdobram diferentemente em cada país. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir do estudo de dois casos (Brasil e Uruguai), por meio de levantamento documental e bibliográfico, e, análise de conteúdo. Entende-se que estas avaliações podem apontar para limitações no que tange à educação de qualidade social. (AU)

Processo FAPESP: 22/06861-7 - Qualidade social na/da escola pública: construindo possibilidades junto aos estudantes
Beneficiário:Regiane Helena Bertagna
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular