Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Padrão pré-verbal e verbal como preditores para implementação do Picture Exchange Communication System - PECS em crianças autistas

Texto completo
Autor(es):
Simoni Camilo [1] ; Fernanda Miranda da Cruz [2] ; Sheila C Caetano [3] ; Jacy Perissinoto [4] ; Ana Carina Tamanaha [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Letras - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[5] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 25, n. 6 2023-11-27.
Resumo

RESUMO Objetivo: investigar os padrões pré-verbal e verbal no Transtorno do Espectro Autista, com intuito de predizer mais facilmente a necessidade de implantação do Picture Exchange Communication System em crianças autistas que estejam prestes a iniciar a intervenção terapêutica fonoaudiológica. Métodos: trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída por 62 crianças, de 2 a 10 anos, com Transtorno do Espectro Autista. Utilizou-se a Avaliação do Comportamento Vocal que analisa os padrões pré-verbal e verbal por meio de três parâmetros: Extensão Média (média de emissão verbal), Caracterização da Fala (quantidade de emissões atípicas) e Faixa da Linguagem (emissões típicas do desenvolvimento infantil). Foram analisados, também, dados sociodemográficos, quociente intelectual e comportamentos não-adaptativos. Utilizou-se modelo de regressão logística. Resultados: houve alta sensibilidade (0,915) e especificidade (0,867) para as variáveis: Caracterização da Fala (p<0,001) e Extensão Média (p=0,001). As demais variáveis numéricas: idade, tempo de escolaridade, comportamentos não-adaptativos e quociente intelectual foram testadas, mas não foram identificadas como potenciais preditores para o desfecho de interesse do estudo. Conclusão: identificaram-se os índices de Caracterização da Fala e Extensão Média como preditores para indicação do Picture Exchange Communication System em crianças prestes a iniciar o processo de intervenção fonoaudiológica. (AU)

Processo FAPESP: 18/07565-7 - AO MÍNIMO GESTO: Estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) nas interações envolvendo crianças com TEA (Transtornos do Espectro Autista)
Beneficiário:Fernanda Miranda da Cruz
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular