Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Associações entre bullying e risco de transtornos alimentares em adolescentes

Texto completo
Autor(es):
Priscilla dos Reis Oliveira [1] ; Marta Angélica Iossi Silva [2] ; Wanderlei Abadio de Oliveira [3] ; André Vilela Komatsu [4] ; Marisa Afonso de Andrade Brunherotti [5] ; Rafaela Rosário [6] ; Jorge Luiz da Silva [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Franca - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil
[4] Universidade de São Paulo - Brasil
[5] Universidade de Franca - Brasil
[6] Universidade do Minho - Portugal
[7] Universidade de Franca - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem; v. 76, n. 5 2023-11-27.
Resumo

RESUMO Objetivos: analisar as associações entre o perfil de participação no bullying (vítimas, agressores e vítimas-agressoras) e o risco de transtornos alimentares em adolescentes. Métodos: estudo transversal realizado com 491 estudantes, com idades entre 10 e 18 anos. Os dados foram coletados por meio da aplicação da Escala de Vitimização e Agressão entre Pares e do Eating Attitudes Test, e foram analisados estatisticamente por meio de análises de variância (ANOVA) e correlação de Spearman. Resultados: o risco de transtornos alimentares foi maior para o perfil de vítima, tanto para meninos quanto para meninas. Para ambos os sexos, a vitimização física, a vitimização verbal e a vitimização relacional associaram-se significativamente às variáveis de risco de transtornos alimentares. Para os meninos, também houve associações significativas relacionadas à agressão. Conclusões: os estudantes vítimas, especialmente os meninos, são mais vulneráveis às consequências do bullying em relação ao risco de transtornos alimentares. (AU)

Processo FAPESP: 18/04570-0 - Efetividade de intervenções anti-bullying realizadas em Brasil e Portugal
Beneficiário:Jorge Luiz da Silva
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular