Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Alianças Vegetais: espécies companheiras de ensino diante do Antropoceno

Texto completo
Autor(es):
Susana Oliveira Dias [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. Real.; v. 48, 2023-10-06.
Resumo

RESUMO O que as alianças com as árvores podem ativar em experiências de ensino diante do Antropoceno? Partindo dessa pergunta, analisa-se encontros entre biologias e artes nas práticas da disciplina “Arte, ciência e tecnologia”. Mobilizado pelo conceito de “espécies companheiras” de Haraway (2021) e em diálogos com obras de artistas, autores da educação e filosofia, este texto se interessa por pensar no que acontece entre as relações materiais e os regimes de signos envolvidos em exercícios que resultaram em dois livros-objeto criados na disciplina: Floresta de Luz e Floresta². As árvores convocam as pessoas a pensarem o ensino como um laboratório-ateliê de perceber-fazer floresta e a darem atenção às fabulações que brotam pelas frestas, entre biologias e artes. (AU)

Processo FAPESP: 22/05981-9 - Perceber-fazer floresta: alianças entre artes, ciências e comunicações diante do Antropoceno
Beneficiário:Susana Oliveira Dias
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 14/50848-9 - INCT 2014: INCT para Mudanças Climáticas (INCT-MC)
Beneficiário:Jose Antonio Marengo Orsini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais - Temático