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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Eficácia no uso de estratégia de gamificação na terapia fonológica

Texto completo
Autor(es):
Thalia Freitas da Silva [1] ; Grazielly Carolyne Fabbro Ribeiro [2] ; Cássio Eduardo Esperandino da Silva [3] ; Mayara Ferreira de Assis [4] ; Henrique Dezani [5] ; Larissa Cristina Berti [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento Fonoaudiologia - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento Fonoaudiologia - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento Fonoaudiologia - Brasil
[5] Faculdade de Tecnologia. Departamento Ciência da Computação - Brasil
[6] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 35, n. 6 2023-09-08.
Resumo

RESUMO Objetivo comparar as eficácias da terapia fonológica tradicional e terapia fonológica associada à estratégia de gamificação em sujeitos com Transtorno Fonológico (TF). Método participaram dez sujeitos com TF que apresentavam o processo de substituição de líquidas. Os sujeitos foram randomizados em dois grupos: terapia fonológica tradicional (grupo controle - GC) e terapia fonológica associada a estratégia de gamificação mediada por computador (grupo gamificação - GG). A intervenção fonológica compreendeu, para ambos os grupos, etapas de percepção e produção de fala. As intervenções se diferenciaram na etapa de percepção, na qual o GG foi submetido ao jogo com estratégia de gamificação. Ao final de cada sessão, foram registrados a produção de fala dos sujeitos (% de acerto) para cada etapa terapêutica, a partir de palavras-alvo e palavras-sondagem. Para análise foram considerados: média de acerto dos sujeitos para cada etapa terapêutica; valores de PCC-R (Porcentagem de Consoantes Corretas Revisado) pré e pós terapia; além do número de sessões utilizadas para se atingir 85% de produção correta. Resultados não houve diferença estatisticamente significante entre os tipos de intervenção considerando a média de acertos das produções e o número de sessões. Houve efeito significante para as condições pré e pós terapia na comparação dos valores de PCC-R para ambos os modelos. Os sujeitos do GC tiveram os valores de PCC-R maiores do que as do GG. Conclusão ambos os modelos de intervenção apresentam resultados semelhantes, propiciando melhora no desempenho fonológico do sujeito desde a primeira sessão. (AU)

Processo FAPESP: 19/27669-4 - Eficácia do uso de estratégia de gamificação na terapia fonológica
Beneficiário:Thalia Freitas da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica