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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

AudBility: programa online para triagem do processamento auditivo central em escolares de 6 a 8 anos

Texto completo
Autor(es):
Nádia Giulian de Carvalho [1] ; Maria Isabel Ramos do Amaral [2] ; Maria Francisca Colella-Santos
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação. Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 35, n. 6 2023-08-28.
Resumo

RESUMO Objetivo Analisar o desempenho de escolares em um programa de triagem das habilidades auditivas, considerando a influência de determinantes biológicos e a correlação das tarefas auditivas com os testes da avaliação comportamental do processamento auditivo central (PAC), bem como apresentar os pontos de corte da bateria. Método Na primeira etapa a amostra foi constituída por 96 escolares com desenvolvimento típico, que passaram pela triagem auditiva escolar. Foi aplicado o questionário de autopercepção e as tarefas auditivas de localização sonora (LS), resolução temporal (RT), ordenação temporal de frequência (OT-F) e duração (OT-D), fechamento auditivo (FA), dicótico de dígitos- integração binaural (DD) e figura-fundo (FF). Dessas, 66 crianças participaram da segunda etapa, incluindo avaliação audiológica básica e comportamental do PAC. Resultados A variável sexo influenciou a tarefa DD à orelha direita. A idade influenciou o resultado de cinco tarefas auditivas. A orelha direita teve melhor desempenho nas tarefas DD e OT-F. Na idade entre 6 e 7 anos houve correlação entre triagem e diagnóstico nas tarefas de FA, RT, DD, FF e OT-F. Na idade de 8 anos houve correlação nas tarefas DD e OT-F. Os critérios de passa/ falha variaram de acordo com a tarefa e determinantes biológicos. Conclusão Houve correlação entre triagem e diagnóstico em um maior número de tarefas na faixa etária entre 6 e 7 anos. Os pontos de corte das tarefas auditivas devem ser analisados de acordo com a idade, sexo e/ou lado da orelha. (AU)

Processo FAPESP: 17/03317-6 - Triagem do processamento auditivo central em escolares on line: desempenho de escolares nos anos iniciais do ensino fundamental
Beneficiário:Nádia Giulian de Carvalho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado