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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Circuitos de valorização, comercialização e colecionismo de “móveis de autor”: o reconhecimento internacional do design brasileiro

Texto completo
Autor(es):
Camila Gui Rosatti [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Centre de recherches sur le Brésil colonial et contemporain. laboratório Mondes Américains da École des hautes études en sciences sociales - França
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ciências Sociais; v. 38, n. 111 2023-10-23.
Resumo

Resumo Este estudo investiga a recente valorização do design no mercado de arte e em prestigiosas instituições culturais. Seguindo pesquisas em sociologia da arte que têm destacado a interdependência desses espaços na construção do valor, examino processos de passagem à arte, focalizando o mobiliário brasileiro. O objetivo do artigo é repertoriar os agentes e as atuais operações que transformam simples objetos utilitários em design “de autor” ou “de coleção”. Essas classificações, mais do que simples renomeações, designam um mobiliário modelado por processos de produção do estatuto artístico, isto é, valorizado pela autoria e pela singularidade da obra. Na circulação internacional, “local de origem” e o “passado” são atributos valiosos para selecionar um bem e construir a autenticidade. A pesquisa mostra um circuito de valorização operacionalizado por especialistas reconhecidos entre os pares, entre os quais encontram-se historiadores, galeristas, leiloeiros, curadores, conservadores, editores e colecionadores. Com recursos acumulados em diferentes espaços, eles estão em condições de deslocar essas peças, destacar a raridade, confirmar a procedência, validar a assinatura, definir narrativas e fixar um preço. A renovação dos critérios de apreciação depende dessas redes finas e interdependentes que possibilitam que um bem seja “descoberto” e passe a ser considerado digno de ser exposto, conservado e colecionado. (AU)

Processo FAPESP: 18/23451-1 - Capitais culturais e circulação internacional do design moderno: contribuições teóricas, metodológicas e arquivo
Beneficiário:Camila Gui Rosatti
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado