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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Materiais educativos digitais sobre habilidades culinárias como estratégia de promoção de saúde na Atenção Primária

Texto completo
Autor(es):
Aline Rissatto Teixeira [1] ; Júlia Souza Pinto Camanho [2] ; Flávia da Silva Miguel [3] ; Helena Carvalho Mega [4] ; Betzabeth Slater [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição e Saúde Pública - Brasil
[2] USP. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade - Brasil
[3] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição e Saúde Pública - Brasil
[4] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição e Saúde Pública - Brasil
[5] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição e Saúde Pública - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciênc. saúde coletiva; v. 29, n. 6 2024-06-17.
Resumo

Resumo Este estudo visa reportar desenvolvimento e validação de materiais educativos digitais baseados nas dimensões de habilidades culinárias domésticas (HCD) avaliadas por escala destinada aos profissionais da APS, nas recomendações do Guia Alimentar Para a População Brasileira e no Marco de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para Políticas Públicas. Foram desenvolvidos 5 vídeos e materiais gráficos com propostas de atividades para desenvolvimento de HCD e estímulo à sua implementação em ações e orientações junto à comunidade e em atendimentos profissionais. O conteúdo dos materiais foi avaliado por especialistas utilizando técnica Delphi de 2 rounds e análises estatísticas para evidência de consenso. Especialistas proferiram comentários para aprimoramento dos produtos e sua aplicabilidade. Os materiais apresentaram linguagem decodificada, ilustrações lúdicas, com personagens representativos da população-alvo. Apresentaram evidência de validade de conteúdo satisfatória e podem ser utilizados em ações de educação permanente, visando a qualificação da força de trabalho, e em ações de EAN junto aos sujeitos de direito. Os materiais gráficos possibilitam associar o conteúdo dos vídeos à prática, em contextos condizentes com a realidade dos sujeitos. (AU)

Processo FAPESP: 19/14348-5 - Da orientação à ação: Instrumento para mensuração de habilidades culinárias domésticas de nutricionistas e frequentadores da atenção primária à saúde
Beneficiário:Betzabeth Slater Villar
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular