Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Composto antifúngico produzido pelo endófito de mandioca Bacillus pumilus MAIIIM4a

Texto completo
Autor(es):
Flávia Mandolesi Pereira de Melo ; Marli Fátima Fiore [2] ; Luiz Alberto Beraldo de Moraes [3] ; Maria Estela Silva-Stenico [4] ; Shirlei Scramin [5] ; Manoel de Araújo Teixeira ; Itamar Soares de Melo [7]
Número total de Autores: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Scientia Agricola; v. 66, n. 5, p. 583-592, 2009-10-00.
Resumo

Na busca de novos organismos e novos metabólitos secundários, um estudo foi conduzido visando avaliar a diversidade de bactérias endofíticas de etnovariedades de mandioca cultivadas por tribos indígenas da Amazônia brasileira e também para estudar metabólitos secundários produzidos por Bacillus pumilus. Sessenta e sete bactérias endofíticas de mandioca foram identificadas através do seqüenciamento do gene 16S rRNA e por meio da análise de ácidos graxos (FAME). Essas análises revelaram que 25% de todos os endofíticos pertenciam ao gênero Bacillus. O isolado Bacillus pumilus MAIIIM4a apresentou forte ação inibitória contra os fitopatógenos Rhizoctonia solani, Pythium aphanidermatum e Sclerotium rolfsii. Os metabólitos secundários deste isolado foram extraídos do sobrenadante usando-se hexano, diclorometano e acetato de etila. Esses extratos foram utilizados nas análises de bioautografia e LC-MS, as quais permitiram a identificação do composto pumilacidina, um antifúngico produzido por B. pumilus MAIIIM4a. A localização das bactérias endofíticas foi confirmada examinando-se o tecido celular da mandioca através de microscopia eletrônica. (AU)

Processo FAPESP: 99/09177-1 - Diversidade de microrganismos endofíticos e seu potencial biotecnológico
Beneficiário:Itamar Soares de Melo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático