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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Do desamparo original à construção dos modos de vulnerabilidade e suas vicissitudes na Escola

Texto completo
Autor(es):
Soraya Souza [1] ; Ana Archangelo [2] ; Lilian Cardozo de Mendonça [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP/SJC - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas – Unicamp - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas – Unicamp - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental; v. 27, 2024-05-10.
Resumo

Neste artigo propomo-nos a construir uma reflexão teórico-prática sobre os modos de vulnerabilidade produzidos ou desencadeados nas dimensões territorial, econômica, histórica, social, cultural e psicopolítica da experiência humana, cujos efeitos se entrelaçam nas histórias dos sujeitos no interior da escola. Para tal discussão, apresentaremos alguns autores que abordam o conceito de vulnerabilidade. Em seguida, proporemos um conceito de vulnerabilidade que a diferencia do fenômeno do desamparo, mas que com ele se relaciona. A partir disso, apresentaremos algumas vinhetas oriundas de uma pesquisa científica1 que nos permitiu indagar como tais fenômenos se apresentam dinamicamente no contexto escolar. Concluímos que a vulnerabilidade se apresenta na escola como atualizações do desamparo, matizadas pelas condições ambientais e pelo desejo do sujeito, o qual busca modos de enfrentamento do paradoxo entre alienação e desalienação. (AU)

Processo FAPESP: 21/11651-9 - Escola, comunicação e sobrevivência
Beneficiário:Ana Archangelo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular