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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise de Apoios Catalães para Jovens Adultos com Deficiência Intelectual e/ou Autismo no Contexto Brasileiro

Texto completo
Autor(es):
Veronica Casagrande [1] ; Priscila Benitez [2] ; Patricia Zutião [3] ; Daniela Ribeiro [4] ; Camila Domeniconi [5] ; Marta Gràcia [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do ABC - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Universidade Federal do ABC. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE) - Brasil
[3] UFSCar - Brasil
[4] Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Centro de Educação - Brasil
[5] Universidade de Barcelona. Universidade do Minho. Departamento de Psicologia da UFSCar - Brasil
[6] Universidade de Barcelona - Espanha
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. educ. espec.; v. 30, 2024-05-03.
Resumo

RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar apoios catalães oferecidos para jovens adultos com Deficiência Intelectual (DI) e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto brasileiro, com o propósito de discutir sobre a oferta de programas públicos centrados nas pessoas com deficiência, sobretudo ao término do processo de escolarização. Para isso, foram aplicadas avaliações com estudantes jovens adultos brasileiros com DI e/ou TEA para caracterização dos seus níveis de intensidades de apoio e escolarização, bem como foram realizadas entrevistas com profissionais catalãs que identificaram apoios que poderiam ser úteis para a realidade educacional dos participantes envolvidos no estudo. Assim, foi evidenciada a disparidade entre as duas realidades, demostrando a necessidade do desenvolvimento de normativas e institucionalização de apoios para esse público, principalmente na transição do Ensino Médio à vida adulta e independente, além da formação continuada para docentes e envolvimento de profissionais interdisciplinares no contexto escolar para dar apoio efetivo aos estudantes. (AU)

Processo FAPESP: 21/10623-1 - Planejamento educacional individualizado como apoio ao processo escolar de estudantes do ensino médio: possibilidades acerca da política espanhola e brasileira
Beneficiário:Veronica Casagrande
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 20/11228-6 - Planejamento educacional individualizado de estudantes com autismo e/ou deficiência intelectual: possibilidades para o ensino médio inclusivo remoto
Beneficiário:Veronica Casagrande
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica