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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A Educação Física nos parâmetros, orientações e na Base Nacional do Ensino Médio

Texto completo
Autor(es):
Marcos Garcia Neira [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 32, n. 124 2024-08-12.
Resumo

Resumo O artigo parte do pressuposto que o discurso curricular oficial intenta hegemonizar uma determinada concepção de Ensino. A partir daí submete à análise cultural os documentos nacionais do Ensino Médio para a Educação Física publicados nos últimos 25 anos. Sem estabelecer comparações, continuidades e rupturas, observa que cada qual procura responder às questões apresentadas pelas condições de contorno, desconsiderando a produção científica disponível. Assim, conclui que os Parâmetros Curriculares atribuem ao componente o papel de formador de sujeitos ativos, as Orientações Curriculares fragilizam e confundem a concepção de Educação Física na área das Linguagens e a Base Nacional Comum Curricular submete a cultura corporal à lógica do mercado. (AU)

Processo FAPESP: 22/06919-5 - A educação física no contexto do novo ensino médio: traduções e potencialidades
Beneficiário:Marcos Garcia Neira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público