Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Medidas de qualidade lexical na avaliação da proficiência de leitura em alunos universitários brasileiros

Texto completo
Autor(es):
Isabel Almeida Bender Verrone [1] ; Caio Falcão Pereira [2] ; Maria Cristina Micelli Fonseca [3] ; Katerina Lukasova
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do ABC - Brasil
[2] Universidade Federal do Ceará - Brasil
[3] Universidade Federal do Ceará - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 26, n. 4 2024-07-08.
Resumo

RESUMO Objetivos: comparar o desempenho de alunos universitários brasileiros a partir de tarefas com habilidades de qualidade lexical e avaliar a influência do nível socioeconômico no desempenho da leitura e nos componentes que formam a qualidade lexical. Métodos: testes linguísticos on-line foram aplicados em 44 estudantes de duas universidades federais, sendo 19 da Universidade Federal do ABC e 25 da Universidade Federal do Ceará. Para análise foram utilizados os testes Mann-Whitney (Wilcoxon rank-sum test) de duas vias e a Correlação de Pearson com p<0,05. Resultados: foram obtidas correlações altas e médias entre os diferentes componentes da qualidade lexical, tais como vocabulário e reconhecimento ortográfico, além de terem sido encontradas diferenças significativas entre o desempenho dos alunos das duas universidades e de diferentes níveis socioeconômicos. Conclusão: menor tempo de leitura apresentou correlação com maior quantidade de acertos na leitura de palavras em voz alta, a quantidade de acertos no teste de homônimos correlacionou-se a quantidade de acertos no teste de leitura de palavras em voz alta e ambas correlacionaram-se com o tempo de resposta destes testes. Houve, também, influência do nível socioeconômico no desempenho da leitura e nos componentes que formam a qualidade lexical. (AU)

Processo FAPESP: 20/15916-4 - Avaliação da leitura de universitários brasileiros, medida por meio de rastreio ocular e medidas de qualidade lexical
Beneficiário:Isabel Almeida Bender Verrone
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica