Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

As estratégias de policiamento afetam as atitudes políticas? Os efeitos das abordagens policiais na satisfação com a democracia em São Paulo

Texto completo
Autor(es):
José Teles [1] ; Frederico Castelo Branco [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Núcleo de Estudos da Violência - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Núcleo de Estudos da Violência - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Opin. Publica; v. 30, 2025-01-10.
Resumo

Resumo A polícia está entre os braços mais visíveis do estado. No entanto, sabemos pouco sobre a relação entre contatos com a polícia e atitudes políticas. No Brasil, as abordagens policiais são centrais na segurança pública desde o final da década de 1990. Essas abordagens frequentemente violam direitos civis. Utilizando dados de painel representativos da cidade de São Paulo, investigamos se ser abordado ou ser abordado à mão armada afetam a satisfação com a democracia. Para realizar essa análise, aplicamos o modelo panel match, que combina diferenças-em-diferenças com matching. Também testamos um mecanismo causal que relaciona as abordagens com a satisfação com a democracia por meio das percepções de justiça procedimental da polícia. Nossos resultados indicam que as abordagens à mão armada reduzem a satisfação com a democracia por meio da redução das percepções de justiça procedimental. (AU)

Processo FAPESP: 13/07923-7 - Núcleo de Estudos da Violência - NEV/USP
Beneficiário:Sergio França Adorno de Abreu
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPIDs