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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Educação Financeira e Justiça Social: reflexões no âmbito da Educação Matemática

Texto completo
Autor(es):
Lucas Carato Mazzi [1] ; Andrei Luís Berres Hartmann [2] ; Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Departamento de Matemática - Brasil
[2] UNESP. FAPESP - Brasil
[3] UFPE - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica; v. 38, 2024-10-28.
Resumo

Resumo A Educação Financeira, debatida inicialmente a partir dos anos 2000 pelas ações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, ganhou força no Brasil com a Estratégia Nacional de Educação Financeira e, mais recentemente, com a inclusão dessa temática na Base Nacional Comum Curricular. Acerca daquela, ideias no contexto nacional e mundial ainda compactuam com uma Educação Financeira do investimento, da responsabilização única e exclusiva do indivíduo pelas questões financeiras. Apesar de mais de 20 anos de problematizações em torno da Educação Financeira, esse tema carece de teorizações e indicativas que promovam a Educação Financeira com um viés crítico, social e democrático, rumo à Justiça Social. Qual Educação Financeira, no contexto da Educação Matemática, que nos permite uma Educação para a Justiça Social? Essa é uma das perguntas que nos fizemos e, consequentemente, nos guia nas reflexões de cunho teórico que apresentamos neste artigo. Ou seja, a partir de resultados de estudos, leituras, debates e publicações que temos realizado ao longo de anos de pesquisa em Educação Financeira, objetivamos teorizar sobre a Educação Financeira para a Justiça Social, a partir de referências nacionais e internacionais sobre a temática. Para tanto, dividimos este texto em quatro seções principais que abordam: uma breve contextualização da Educação Financeira, sobretudo de suas discussões no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista; um panorama da Educação Financeira no Brasil e no mundo, e das ideias em torno da Educação Financeira Escolar; aspectos teóricos de uma Educação para a Justiça Social; e, o que compreendermos ser uma Educação Financeira para a Justiça Social. Indicamos a Educação Financeira como potência para a Justiça Social ao incentivar as pessoas a assumirem papéis ativos com empoderamento, democracia e criticidade. (AU)

Processo FAPESP: 23/02251-2 - Educação matemática e os objetivos de desenvolvimento dustentável da ONU: entrelaçamentos entre perspectivas e práticas nacionais e internacionais
Beneficiário:Andrei Luís Berres Hartmann
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Processo FAPESP: 21/11937-0 - Educação Matemática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: possibilidades e relações a partir de uma escola do campo
Beneficiário:Andrei Luís Berres Hartmann
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado