Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

“Indios muzicos” do século XVIII: a banda indígena de Itapecerica (1767-1835)

Texto completo
Autor(es):
Daniel Issa Gonçalves [1] ; Paulo Castagna [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: REVISTA VORTEX-VORTEX MUSIC JOURNAL; v. 12, 2024-12-13.
Resumo

Resumo Fundada em fins do século XVII como aldeamento indígena, Itapecerica teve registrada, desde muito cedo, a presença de um conjunto musical. Um ofício do governador da Capitania de 1767 já solicitava a presença dos “indios muzicos da dita aldêa” numa festividade de outra localidade, e os censos do aldeamento acusam a existência de um “organista e mestre da solfa” indígena em 1773. Em 1802, haviam oito músicos entre os aldeados. Com o objetivo de aprofundar a investigação sobre o tema, empreendemos uma busca nos censos de Santo Amaro (1766-1847), cuja jurisdição abrange a aldeia de Itapecerica, com o intuito de localizar outros registros dos músicos ali ativos. A seguir, cruzando os dados obtidos com os registros paroquiais do aldeamento, conseguimos traçar esboços biográficos de dezoito músicos indígenas, recuperando suas histórias assim como a do conjunto musical a que pertenciam, abrindo novas frentes de pesquisa sobre a atividade musical dos aldeados. (AU)

Processo FAPESP: 22/11899-3 - Música e musicistas nos Maços de População da Capitania e da Província de São Paulo (1765-1850)
Beneficiário:Daniel Issa Gonçalves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado