Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Impacto da escarificação na qualidade física do solo e produção de cana-deaçúcar no sudeste do Brasil

Texto completo
Autor(es):
Nilvan C. Melo [1] ; Carolina Fernandes [2] ; Daniel P. Pinheiro [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Federal do Amapá. Department of Agronomic Engineering - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Department of Soils and Fertilizers - Brasil
[3] Universidade Federal Rural da Amazônia. Institute of Agrarian Sciences - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Caatinga; v. 38, 2025-02-10.
Resumo

RESUMO Operações de preparo alteram a estrutura do solo e demandam altos custos na reforma do canavial, portanto, são necessárias medidas para reduzir os custos e proporcionar boas condições para o desenvolvimento de cana-de-açúcar. Assim, o objetivou-se avaliar o impacto da escarificação na linha de plantio e escarificação em área total sobre os atributos indicadores de qualidade física de Latossolo e Argissolo, a produtividade de colmos e a qualidade do açúcar total recuperável em plantas de cana-deaçúcar. O experimento ocorreu em duas áreas no Estado de São Paulo. O delineamento experimental foi em parcelas grandes pareadas, com dois tratamentos, que foram: escarificação do solo na linha de plantio e escarificação do solo em área total, em ambos os solos. As amostras de solo foram coletadas nas camadas 0.00-0.10 e 0.10-0.20 m de profundidade, em ambas as áreas. Foram determinados os teores de areia, silte e argila; densidade do solo, macroporosidade, microporosidade, e resistência do solo à penetração, seis meses após o plantio, bem como a produtividade e o açúcar total recuperável da cana-de-açúcar. A partir dos resultados, realizou-se uma análise fatorial multivariada com extração dos fatores pelo método da análise de componentes principais. Os atributos físicos foram semelhantes, em ambos os solos, independentemente do local da escarificação. O preparo do solo com escarificação na linha de plantio pode substituir o preparo do solo com escarificação em área total, pois a produtividade média de colmos e o açúcar total recuperável da cana-de-açúcar foram semelhantes, independentemente do local da operação de escarificação, em ambos os solos. (AU)

Processo FAPESP: 14/14490-2 - Sistemas de preparo do solo para o plantio da cana-de-açúcar, visando à melhoria da capacidade produtiva do solo com redução do impacto ambiental decorrente da operação agrícola
Beneficiário:Carolina Fernandes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular