Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desafios e potencialidades do uso de questionário estruturado em pesquisas sociológicas sobre distinção e classes sociais

Texto completo
Autor(es):
Michel Nicolau Netto [1] ; Miqueli Michetti [2] ; Edison Bertoncelo [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] Universidade Federal da Paraíba - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ciências Sociais; v. 39, 2025-03-14.
Resumo

Resumo Tendo como pano de fundo a relação entre empiria e teoria social, o artigo analisa a construção do questionário estruturado e seu lugar em pesquisas que visam captar empiricamente as possíveis homologias entre classe social e distinção. O artigo parte de uma análise do mesmo instrumento em A Distinção, de Pierre Bourdieu. Em diálogo com uma extensa bibliografia, aponta alcances e limites no uso da ferramenta na obra do autor francês e busca caminhos para aprimorar seu emprego. Para tanto, reflete-se sobre a forma como foi construído o questionário da pesquisa “Para além d’A Distinção: gostos, práticas culturais e classe em São Paulo”. Reafirma-se uma série de elementos centrais em Bourdieu, em especial sua noção multidimensional e relacional de classe social, a necessidade de se construírem os espaços social e simbólico e a importância de se testar a hipótese da homologia entre tais espaços. Ao mesmo tempo, defende-se que, em pesquisas que relacionam classe social e distinção, o questionário seja utilizado dentro de uma pesquisa de métodos mistos com fases encadeadas, em que etapas iniciais permitam superar os efeitos de “imposição da problemática” no momento da construção do questionário. Destacam-se grupos focais e análises documentais para tal intuito. Fundamental para a construção dos espaços social e simbólico, o questionário é seguido pelo emprego de métodos qualitativos, como entrevistas e observação, para se compreender aquilo que é mobilizado pelos indivíduos para a construção de fronteiras sociais e, portanto, a “realidade” das classes sociais. (AU)

Processo FAPESP: 18/20074-2 - Para além da distinção: gostos, práticas culturais e classe em São Paulo
Beneficiário:Renato José Pinto Ortiz
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático