Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Expressão imunoistoquímica e molecular da laminina-332 cadeia gama-2 em tumores mamários de cadelas

Texto completo
Autor(es):
Zuccari, D. A. P. C. [1] ; Castro, R. [1] ; Jardim, B. V. [1, 2] ; Mancini, U. M. [1] ; Polachini, G. M. [1]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Fac Med Sao Jose do Rio Preto, BR-5090000 Sao Jose Do Rio Preto, SP - Brazil
[2] UNESP, IBILCE, Sao Jose Do Rio Preto, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 63, n. 1, p. 28-35, FEB 2011.
Citações Web of Science: 0
Resumo

Para avaliar a expressão imunoistoquímica da cadeia γ 2 da laminina-332, foram investigados 48 casos de câncer mamário canino. Comparou-se, por RT-PCR, a expressão gênica nas células tumorais com um pool de tecido mamário. Como teste complementar, em oito amostras tumorais, realizou-se western blot para avaliar a integridade da proteína laminina-332 γ 2. A imunoistoquímica demonstrou expressão negativa, focal e fraca da laminina-332 γ 2 nos tumores com pior prognóstico. A RT-PCR quantitativa revelou a baixa expressão do gene em 27 (56,2%) dos animais. Das 16 cadelas com superexpressão da cadeia γ 2, sete ainda estavam vivas no final do estudo. O resultado do western blot mostrou bandas de 36, 50 e 98kDa, sugerindo uma degradação da laminina-332 γ 2 em tumores malignos. Os resultados sugerem que, no futuro, a baixa expressão e/ou degradação da laminina-332 γ 2 nos tumores mamários caninos podem ser utilizadas como indicadores de potencial maligno. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar estes resultados (AU)

Processo FAPESP: 05/51936-0 - Avaliação imuno-histoquímica e molecular dos genes caveolina-1, interleucina-8, laminina-5 e serpin como marcadores prognósticos e preditivos nas neoplasias mamárias em cadelas
Beneficiário:Debora Aparecida Pires de Campos Zuccari
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular