Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Expressão e distribuição da conexina 32 em fígados de ratos com fibrose induzida experimentalmente

Texto completo
Autor(es):
Rodrigues, Alexandro dos S. [1] ; Zaidan Dagli, Maria L. [2] ; Avanzo, Jose L. [2] ; de Moraes, Helder P. [1] ; Mackowiak, Ivone I. [2] ; Hernandez-Blazquez, Francisco J. [1]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Fac Med Vet & Zootecnia, Setor Anat, Dept Cirurgia, BR-05508270 Sao Paulo - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Fac Med Vet & Zootecnia, Dept Patol, BR-05508270 Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira; v. 29, n. 4, p. 353-357, APR 2009.
Citações Web of Science: 0
Resumo

A conexina 32 (Cx32) é uma proteína que constitui os canais que promovem as comunicações intercelulares via junções comunicantes (CIJC) no fígado, permitindo difusão de pequenas moléculas citoplasmáticas de uma célula à outra. A fibrose hepática caracteriza-se pela alteração da arquitetura normal do fígado e podem alterar as CIJCs. O objetivo deste trabalho foi estudar a expressão e distribuição de Cx32 na fibrose hepática. O objetivo do presente trabalho foi estudar a expressão e distribuição da Cx32 em fígados com fibrose induzida pela administração oral de dimetilnitrosamina em fêmeas de ratos Wistar. A necropsia foi realizada após cinco semanas da última administração da droga e observou-se um quadro de fibrose hepática. Amostras dos fígados com fibrose e de animais controle foram submetidas à análise imunoistoquímica, por Real Time-PCR e por Western-Blot verificando-se a presença de Cx32 difusa e dispersa no citoplasma dos fígados com fibrose. No grupo controle a Cx32 localizou-se na membrana citoplasmática com a formação de placas juncionais. O fígado com fibrose também revelou diminuição da expressão gênica de Cx32, embora sem a redução da quantidade do produto protéico, quando comparado ao grupo controle. Estes resultados sugerem que o mecanismo de comunicação intercelular entre os hepatócitos reduziu-se durante o processo fibrótico, o que pode predispor a ocorrência de processos neoplásicos, uma vez que as conexinas são consideradas genes supressores de tumores. (AU)

Processo FAPESP: 02/11182-8 - Expressao de distribuicao das conexinas 32, 26 em figados cirroticos.
Beneficiário:Alexandro dos Santos Rodrigues
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado