Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Alterações de humor ao longo da preparação para o vestibular - um estudo longitudinal

Texto completo
Autor(es):
Monteiro Peluso, Marco Aurelio [1] ; Savalli, Carine [2] ; Curi, Mariana [3] ; Gorenstein, Clarice [1] ; Andrade, Laura Helena [1]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Sch Med, Sect Psychiat Epidemiol LIM 23, Inst Psychiat, BR-05403010 Sao Paulo - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Inst Math & Stat, BR-05403010 Sao Paulo - Brazil
[3] Univ Sao Paulo, Inst Math & Comp Sci, Dept Appl Math & Stat, BR-05403010 Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria; v. 32, n. 1, p. 30-36, MAR 2010.
Citações Web of Science: 5
Resumo

OBJETIVO: Exames acadêmicos são uma fonte importante de estresse para estudantes. Este estudo teve como objetivo avaliar alterações de humor em estudantes de terceiro ano do Ensino Médio ao longo da preparação para um exame acadêmico de grande importância, o vestibular. MÉTODO: Positive and Negative Affect Schedule - Expanded Form foi utilizado para avaliar os estudantes três vezes ao longo dos meses antecedendo o exame. RESULTADOS: ANOVA para medidas repetidas mostrou que o afeto negativo aumentou com a aproximação do exame e que esse aumento já estava presente meses antes dele acontecer. Um modelo de efeitos aleatórios com independência condicional mostrou que o tempo de estudo estava associado às flutuações de humor. CONCLUSÃO: Adolescentes em preparação para exames muito importantes podem apresentar um distúrbio de humor associado à proximidade do exame e à quantidade de estudo meses antes que ele ocorra. Outros estressores podem estar associados a esses achados e devem ser investigados. (AU)

Processo FAPESP: 01/01414-6 - Alteracoes de humor associados a atividade fisica ou intelectual intensa.
Beneficiário:Laura Helena Silveira Guerra de Andrade
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular