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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A dialógica vida/morte no cuidado do adolescente com câncer

Texto completo
Autor(es):
Menossi, Maria Jose [1] ; da Costa Zorzo, Juliana Cardeal [1] ; Garcia de Lima, Regina Aparecida [2]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Fac Med Ribeirao Preto, Hosp Clin, BR-05508 Sao Paulo - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Escola Enfermagem Ribeirao Preto, WHO Collaborating Ctr Nursing Res Dev, BR-05508 Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 20, n. 1, p. 126-134, JAN-FEB 2012.
Citações Web of Science: 5
Resumo

Neste estudo o objetivo foi compreender a experiência dos adolescentes com câncer, familiares e equipe de saúde relacionada à morte no contexto do cuidado de saúde, à luz do referencial teórico da complexidade, proposto por Edgar Morin. Participaram 12 adolescentes, 14 familiares e 25 profissionais de saúde. A entrevista foi utilizada como recurso para a coleta de dados. A discussão dos dados empíricos foi conduzida pela dialógica vida/morte no contexto do cuidado do adolescente com câncer. Observou-se que a singularidade no modo de viver o tempo e enfrentar a morte pelo adolescente e a possibilidade da perda do ente querido pela família pode não estar em sintonia com o cuidado oferecido pela equipe de saúde, considerando aspectos de ordem estrutural, organizacional e afetivos. Não basta à equipe apenas, racionalmente, realizar escolhas quanto ao uso dos dispositivos diagnósticos e terapêuticos, conforme momentos predefinidos da doença, sendo necessária a compreensão contextualizada e sensível de cada situação. (AU)

Processo FAPESP: 08/08556-0 - O itinerário diagnóstico e terapêutico de crianças e adolescentes com câncer
Beneficiário:Regina Aparecida Garcia de Lima
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular