Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Correlação entre o equilíbrio e o nível de independência funcional em idosos

Texto completo
Autor(es):
Prata, Melina Galetti [1] ; Scheicher, Marcos Eduardo [1]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista, Marilia, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: São Paulo Medical Journal; v. 130, n. 2, p. 97-101, 2012.
Citações Web of Science: 13
Resumo

CONTEXTO E OBJETIVOS: Como está ocorrendo um aumento do número total de pessoas idosas, há um aumento correspondente de idosos com incapacidades. Para examinar se há alguma relação entre equilíbrio e atividades de vida diária, nós avaliamos o equilíbrio e as atividades de vida diária em idosos da comunidade. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, São Paulo, Brasil. MÉTODOS: O estudo incluiu 70 idosos moradores da comunidade com 65 anos ou mais de idade. O equilíbrio foi avaliado por meio da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e a independência nas atividades de vida diária foi avaliada usando o Índice de Barthel (IB). O coeficiente de correlação de Spearman foi usado para examinar a relação entre os parâmetros avaliados. Foi fixado um valor significante ao nível de 5% (P < 0,05). RESULTADOS: A média de idade da população foi de 70,5 ± 5,0 anos. O escore médio da EEB foi de 50,9 ± 4,1, enquanto o do Índice Barthel foi de 98,1 ± 2,8. Uma correlação significativa foi encontrada entre os escores da EEB e o IB (r = 0,41; P = 0,0004), entre idade e Índice de Barthel (r = -0,24; P = 0,04) e entre idade e escores da EEB (r = -0,57; P = 0,0001). CONCLUSÕES: Os resultados mostraram que, em idosos, há correlação entre idade, equilíbrio e nível de independência. (AU)

Processo FAPESP: 09/15231-2 - Correlação entre o risco de quedas e o nível de indepêndencia funcional de idosos da comunidade
Beneficiário:Melina Galetti Prata
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica