Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Amplificação do gene flgE fornece evidência para a existência de uma borreliose brasileira

Texto completo
Autor(es):
Mantovani, Elenice [1] ; Marangoni, Roberta G. [1] ; Gauditano, Giancarla [1] ; Bonoldi, Virgnia L. N. [1] ; Yoshinari, Natalino H. [1]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Fac Med, Sao Paulo, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo; v. 54, n. 3, p. 153-157, MAY-JUN 2012.
Citações Web of Science: 11
Resumo

INTRODUÇÃO: Os sintomas da borreliose brasileira se assemelham às manifestações clínicas da Doença de Lyme (DL), porém, existem diferenças epidemiológicas e laboratoriais entre essas enfermidades. Primers normalmente utilizados para diagnosticar a DL não conseguiram detectar cepas de borrelia no Brasil. OBJETIVO: O objetivo desse trabalho foi identificar a borrelia brasileira usando um gene conservado que sintetiza o gancho flagelar (flgE) da Borrelia burgdorferi sensu lato. MÉTODO: Três pacientes com eritema migratório e epidemiologia positiva foram recrutados para o estudo. Amostras de sangue foram coletadas, e o DNA foi extraído por kits comerciais. RESULTADOS: O gene flgE foi amplificado a partir do DNA de todos os pacientes selecionados. Após o sequenciamento, essas amostras positivas revelaram homologia de 99% para B. burgdorferi. CONCLUSÃO: Estes resultados reforçam a existência de borreliose no Brasil. No entanto, não está claro se esta borreliose é causada por uma variante geneticamente modificada da B. burgdorferi sensu stricto ou por uma nova espécie de Borrelia spp. (AU)

Processo FAPESP: 05/56166-8 - Estudo dos agentes etiologicos da sindrome infecto-reacional lyme-simile.
Beneficiário:Natalino Hajime Yoshinari
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular