Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Dieta de cafeteria por quatorze semanas pode causar obesidade e resistência insulínica em ratos Wistar

Texto completo
Autor(es):
Correa Pinto Junior, Danilo Antonio [1] ; Seraphim, Patricia Monteiro [1]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias & Tecnol Presidente Prudente, BR-19060900 Presidente Prudente, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION; v. 25, n. 3, p. 313-319, MAY-JUN 2012.
Citações Web of Science: 6
Resumo

OBJETIVO: A obesidade é um forte preditor de alguns tipos de doenças. A grande oferta de comida e a predominância de ácidos graxos presentes na maioria dos alimentos contribuem diretamente para o aumento da população obesa no mundo. O objetivo do estudo foi verificar se uma dieta de cafeteria durante um período de catorze semanas pode causar aumento dos pesos de tecido adiposo branco, corporal e muscular e provocar um quadro de resistência insulínica em ratos machos Wistar. MÉTODOS: Vinte ratos machos Wistar foram divididos em dois grupos: controle e obeso. Os dois grupos foram alimentados com ração padrão e água ad libitum. Ao grupo obeso foi ofertada dieta ocidental, composta por salsicha, mortadela, bolacha recheada, bacon e refrigerante. RESULTADOS: Os animais do grupo obeso estavam significantemente mais pesados a partir da segunda semana de tratamento e essa diferença permaneceu até o final do estudo (p<0,0001). O peso absoluto e relativo do tecido adiposo branco e do fígado, e o Índice de Lee foram maiores no grupo obeso (p<0,05), que apresentou uma menor sensibilidade à insulina no final do estudo quando comparado ao grupo controle (p<0,05). Podemos observar que a dieta cafeteria promoveu um aumento progressivo e significativo da massa de gordura corporal associada à disfunção da ação da insulina. CONCLUSÃO: Conclui-se que uma dieta de cafeteria por um período de catorze semanas é capaz de promover aumento progressivo da massa adiposa associada à disfunção da insulina, sendo ótimo e fácil modelo de para induzir resistência à insulina. (AU)

Processo FAPESP: 09/13475-1 - Efeito de atividades aeróbia e anaeróbia combinadas sobre a sinalização da insulina e expressão de transportador de glicose em musculatura esquelética
Beneficiário:Danilo Antônio Corrêa Pinto Júnior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado