Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Eficiência antimicrobiana in vitro de um enxaguatório bucal contendo triclosan/gantrez e bicarbonato de sódio

Texto completo
Autor(es):
Juliana Rico Pires [1] ; Carlos Rossa Junior [2] ; Antonio Carlos Pizzolitto [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] São Paulo State University. School of Dentistry of Araraquara
[2] São Paulo State University. School of Dentistry of Araraquara
[3] São Paulo State University. School of Pharmaceutical Sciences of Araraquara. Department of Clinical Analyses
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Oral Research; v. 21, n. 4, p. 342-347, 2007-12-00.
Resumo

Diversas substâncias antisépticas têm sido utilizadas como adjuntos aos procedimentos mecânicos rotineiros de higiene oral, com base em seus efeitos antimicrobianos. O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, a eficiência antimicrobiana de um enxaguatório bucal contendo Triclosan/Gantrez e bicarbonato de sódio, em comparação a controles positivos e negativos. Linhagens padrão de Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Actinomyces viscosus e Bacillus subtilis foram utilizadas. Amostras de Streptococcus mutans e Bacilos Gram-negativos foram coletadas de 20 voluntários (10 com um periodonto clinicamente saudável e 10 com gengivite associada à presença de biofilme). A avaliação da atividade antimicrobiana foi realizada pela determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM). Os resultados mostraram que a solução teste inibiu o crescimento de microrganismos Gram-negativos e Gram-positivos da saliva dos voluntários, bem como das linhagens padrão na CIM de 1:20, enquanto que a CIM da diluição de clorexidina 0.12% contra as mesmas bactérias foi de 1:80. Desta forma, apesar de o enxaguatório bucal testado apresentar atividade antimicrobiana in vitro superior à do placebo, esta foi inferior à da Clorexidina. (AU)

Processo FAPESP: 99/12172-1 - Avaliação in vitro e in vivo da atividade antimicrobiana e da eficiência clínica de um dentifrício contendo própolis e ervas medicinais comparada à de um dentifrício comum na redução de placa supragengival e prevenção da gengivite
Beneficiário:Juliana Rico Pires
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica