Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura

Texto completo
Autor(es):
Elenice S. Hanna [1] ; Marina Kohlsdorf [2] ; Regiane S. Quinteiro [3] ; Virgínia M. D. Fava [4] ; Deisy das Graças de Souza [5] ; Júlio C. de Rose [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Brasília
[2] Universidade de Brasília
[3] Universidade de Brasília
[4] Universidade de Brasília
[5] Universidade Federal de São Carlos
[6] Universidade Federal de São Carlos
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia : Teoria e Pesquisa; v. 24, n. 1, p. 45-57, 2008-03-00.
Resumo

Este estudo relata o emprego de um sistema lingüístico em miniatura para investigar a aprendizagem de leitura. Vinte estudantes de graduação (10 da área de exatas e 10 de humanas) aprenderam a relacionar figuras e pseudo-palavras impressas às correspondentes pseudo-palavras ditadas, em tarefas de discriminação condicional realizadas em computador. Sessões de ensino foram intercaladas com testes de leitura de palavras novas, formadas pela recombinação de elementos das palavras ensinadas (generalização recombinativa). Nove estudantes de exatas e quatro de humanas apresentaram leitura recombinativa após a aprendizagem de 12 palavras. Os escores em leitura de palavras novas aumentaram à medida que aumentava o número de palavras ensinadas. Ambos os achados podem ser interpretados como efeitos de experiências de aprendizagem com relações simbólicas. As diferenças entre estudantes das áreas de humanas e exatas podem também refletir fatores motivacionais. (AU)

Processo FAPESP: 05/56502-8 - Elenice seixas hanna | Univ brasilia/unb - Brasil
Beneficiário:Júlio César Coelho de Rose
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Brasil