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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aquisição de leitura e escrita como resultado do ensino de habilidades de consciência fonológica

Texto completo
Autor(es):
José Antonio Bernardino Júnior [1] ; Fabiana Rego Freitas [2] ; Deisy G. de Souza ; Elisandra André Maranhe [4] ; Heloisa Helena Motta Bandini
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos
[2] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
[4] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. educ. espec.; v. 12, n. 3, p. 423-450, 2006-12-00.
Resumo

Quatro estudantes com dificuldades na aquisição de leitura e escrita foram submetidos a um programa de ensino para o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, com tarefas de identificação de rima e aliteração e análise e síntese silábica e fonêmica, enquanto continuavam sendo expostos a um programa individualizado para ensino de leitura, no qual não haviam obtido sucesso previamente. Todos os participantes apresentaram baixos escores no pré-teste da Prova de Consciência Fonológica, mas concluíram o programa com sucesso e apresentaram elevados escores no pós-teste. A aquisição de leitura e de escrita mostrou uma clara aceleração após o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica e o efeito foi replicado entre os quatro alunos. Os resultados confirmam descobertas prévias sobre a relação entre consciência fonológica e aquisição de leitura e escrita. Tendo em vista o baixo repertório de entrada dos participantes, mesmo após exposição prolongada ao ensino de leitura, estes resultados, aliados aos de pesquisas recentes, sugerem fortemente a importância de estratégias para promover o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica antes ou simultaneamente ao ensino de leitura e escrita. Essas estratégias são especialmente importantes para estudantes em risco para o fracasso na aquisição desses repertórios e que constituem o maior contingente de alunos que requerem procedimentos especiais de ensino. (AU)

Processo FAPESP: 03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino
Beneficiário:Júlio César Coelho de Rose
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa PRONEX - Temático