Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Glyceridae Grube 1850 (Annelida: Polychaeta) da região sudeste e sul do Brasil, incluindo uma nova espécie de Glycera

Texto completo
Autor(es):
Alexandra Elaine Rizzo [1] ; Tatiana Menchini Steiner [2] ; Antonia Cecília Zacagnini Amaral [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Biota Neotropica; v. 7, n. 3, p. 41-59, 2007-00-00.
Resumo

O estudo sistemático das espécies da família Glyceridae é parte de um amplo programa de inventariamento e determinação de parâmetros abióticos para conservação e uso sustentável da biodiversidade marinha ao largo da costa sudeste e sul do Brasil. O material estudado foi coletado desde a região entremarés de praias arenosas até a plataforma interna (<50 m prof.) na costa norte de São Paulo, e da plataforma externa ao talude superior (profundidades entre 60 e 808 m) desde a costa sul do Rio de Janeiro até a o sul do Rio Grande do Sul (22° S - 34° 40' S). As descrições de algumas espécies foram ampliadas, com a adição de novos e importantes caracteres taxonômicos, principalmente relacionados às papilas proboscidiais. Uma chave de identificação para as espécies de glicerídeos da região sudeste e sul do Brasil é fornecida. Oito espécies de Glyceridae foram identificadas: Glycera americana Leidy 1855; Glycera brevicirris Grube 1870; Glycera dibranchiata Ehlers 1868; Glycera lapidum Quatrefages 1866; Glycera oxycephala Ehlers 1887; Glycera tesselata Grube 1863; Hemipodia californiensis (Hartman 1938); Hemipodia simplex (Grube 1857); além de uma espécie previamente desconhecida de Glycera. (AU)

Processo FAPESP: 02/04104-0 - Anelideos poliquetas da região sul-sudeste brasileira: i. Estudo da sistemática dos Phyllodocida; ii. Manual de identificação
Beneficiário:Alexandra Elaine Rizzo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 98/07090-3 - Biodiversidade marinha bêntica no Estado de São Paulo
Beneficiário:Antonia Cecília Zacagnini Amaral
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático