Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Comer transtornado entre universitárias brasileiras

Texto completo
Autor(es):
Marle dos Santos Alvarenga [1] ; Bárbara Hatzlhoffer Lourenço [2] ; Sonia Tucunduva Philippi [1] ; Fernanda Baeza Scagliusi [3]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Fac Saude Publ, BR-01246904 Sao Paulo - Brazil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
[3] Univ Fed Sao Paulo, Dept Ciencias Saude, Santos - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 29, n. 5, p. 879-888, 2013-05-00.
Resumo

O estudo investigou fatores socioeconômicos e nutricionais associados ao comer transtornado em universitárias brasileiras (n = 2.489). Modelos de regressão de Poisson com variância robusta estimaram razões de prevalência de fatores associados ao comer transtornado - avaliado por questões do Teste de Atitudes Alimentares e da Disordered Eating Attitude Scale. Encontrou-se que 40,7% faziam regime para emagrecer; 35,6% usavam dieta ou métodos compensatórios; 23,9% pulavam refeições e 12,6% ficavam à base de líquidos ou sem comer para emagrecer; e 3,3% vomitavam. Ajustado por idade e região, ficar sem comer ou só com líquidos e pular refeições associaram-se positivamente ao estado nutricional. Compensação e regimes associaram-se positivamente à escolaridade do chefe de família. O comer transtornado foi frequente, sendo que ficar sem comer e pular refeições foram mais prevalentes naquelas com sobrepeso/obesidade; e compensação e regimes menos prevalentes naquelas com chefes de família com menor escolaridade. Estratégias de prevenção e educação alimentar são necessárias para diminuir a frequência destes comportamentos. (AU)

Processo FAPESP: 06/56850-9 - Escala de avaliacao de atitudes alimentares: desenvolvimento, avaliacao psicometrica e aplicacao.
Beneficiário:Marle dos Santos Alvarenga
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado