Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Luz, câmera, ação: desenvolvendo um sistema multimídia para avaliação de habilidades sociais em crianças

Texto completo
Autor(es):
Del Prette, Zilda A. P. [1] ; Del Prette, Almir [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Avaliação Psicológica; v. 2, n. 2, p. 155-164, dez. 2003.
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Psicologia
Notas: O artigo consta como produto de seis processos: 95/00691-3 em nome de Almir Del Prette; 97/12509-0 em nome de Zilda Aparecida Pereira Del Prette; 98/10461-3 em nome de Martin Eikmeier; 98/10462-0 em nome de Fabiano Pierri Dias Campos; 98/10463-6 em nome de Glauco Madeira de Toledo; e 98/10472-5 em nome de Mauricio Baffi Pellegrinetti
Assunto(s):Novas tecnologias da comunicação   Multimídia   Relações interpessoais   Habilidades sociais   Crianças
Resumo

Este trabalho descreve as etapas do processo de desenvolvimento de um sistema multimídia para avaliação de habilidades sociais de crianças. Apresentam-se, de forma resumida, as preocupações que deram origem ao instrumento e a estrutura conceitual que orientou sua elaboração. Descreve-se, então, passo-a-passo, o processo de construção dos materiais iniciais até sua concepção como um sistema de avaliação que finalmente incluiu: a) versão informatizada (para auto-avaliação); b) versão impressa (para auto-avaliação e avaliação do professor); c) software para processar e integrar os resultados. O instrumento consiste de 21 itens de habilidades sociais, cada um composto por uma situação e três alternativas de reação. A criança é solicitada a indicar a freqüência e dificuldade com que apresenta cada reação e a adequação de cada uma delas. O professor avalia as reações da criança (freqüência) e o conteúdo das reações (adequação e importância). Ao final são indicadas as novas etapas previstas para o aperfeiçoamento do sistema. (AU)

Processo FAPESP: 98/10472-5 - Psicologia das habilidades sociais: estudos de avaliação
Beneficiário:Mauricio Baffi Pellegrinetti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Processo FAPESP: 98/10462-0 - Psicologia das habilidades sociais: estudos de avaliação
Beneficiário:Fabiano Pierri Dias Campos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Processo FAPESP: 98/10461-3 - Psicologia das habilidades sociais: estudos de avaliação
Beneficiário:Martin Eikmeier
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Processo FAPESP: 98/10463-6 - Psicologia das habilidades sociais: estudos de avaliação
Beneficiário:Glauco Madeira de Toledo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico