Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire): identificação de características comportamentais de crianças leitoras

Texto completo
Autor(es):
Luciene Stivanin [1] ; Claudia Ines Scheuer [2] ; Francisco Baptista Assumpção Jr [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo
[3] Universidade de São Paulo
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia : Teoria e Pesquisa; v. 24, n. 4, p. 407-413, 2008-12-00.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Assunto(s):Dislexia   Comportamento e mecanismos comportamentais   Transtornos do comportamento infantil   Hiperatividade
Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar características comportamentais em crianças com desenvolvimento típico de leitura, utilizando o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Este breve questionário é uma medida útil em psicopatologia aplicada a crianças e jovens de 4 a 16 anos. O SDQ é dividido em cinco sub-escalas: problemas no comportamento pró-social, hiperatividade, problemas emocionais, de conduta e de relacionamento. Participaram da pesquisa pais e professores de 74 crianças, que cursavam a 2ª, 3ª ou 4ª séries em uma escola pública de São Paulo. As crianças não apresentavam alterações no desenvolvimento geral e na linguagem, e nem problemas escolares. Pais e professores responderam ao questionário. As respostas ao SDQ diferiram entre pais e professores, e de acordo com o sexo e a série escolar das crianças. Estas diferenças podem refletir mudanças comportamentais e de comunicação, conseqüência de situações vivenciadas no período do desenvolvimento no qual se encontram. (AU)

Processo FAPESP: 05/60488-0 - Tempo de processamento para a leitura e para a nomeação em crianças leitoras e não leitoras
Beneficiário:Luciene Stivanin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto