Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Microenxertia em cultivares de manga

Texto completo
Autor(es):
Ronaldo Posella Zaccaro [1] ; Luiz Carlos Donadio [2] ; Eliana Gertrudes Macedo Lemos [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. FCAV. Departamento de Produção Vegetal - Brasil
[2] UNESP. FCAV. Departamento de Produção Vegetal
[3] UNESP. FCAV. Departamento de Tecnologia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 28, n. 3, p. 533-535, 2006-12-00.
Área do conhecimento: Ciências Agrárias - Agronomia
Assunto(s):Enxertia (fitotecnia)   Árvores   Frutas   Manga   Mangifera   Fungos   Fusarium
Resumo

Com a finalidade de se testar a viabilidade do método de microenxertia para produzir mudas de mangueira livres do fungo Fusarium subglutinans, agente causal da malformação, foram realizados experimentos utilizando-se do ápice meristemático da cultivar Tommy Atkins. Retirou-se o ápice meristemático do porta-enxerto e colocou-se o ápice meristemático da cultivar-copa, denominando-se essa metodologia de "microenxertia por substituição de ápice meristemático", na qual foram utilizadas as cultivares Coquinho, Espada, Ouro e Ubá como porta-enxertos. O material de propagação utilizado foi retirado de uma planta-matriz da cultivar Tommy Atkins sem sintomas de malformação. Primeiramente, a parte apical dos ramos foi cortada com aproximadamente 3 cm de comprimento. Os meristemas foram colocados em uma solução antioxidante composta de ácido ascórbico, ácido cítrico e L-cisteína, para evitar a oxidação dos compostos fenólicos existentes na manga. Os meristemas apicais foram cortados com comprimento de 2 mm. Em seguida, efetuou-se o corte do meristema apical e de folhas do porta-enxerto, colocando-se o meristema apical sobre o corte do porta-enxerto, recobrindo-se com Parafilm®. Demonstrou-se com a técnica de microenxertia a possibilidade de formação de plantas-matrizes, para implantação de jardim clonal em condições de viveiro protegido. (AU)

Processo FAPESP: 98/09851-1 - Malformação da mangueira (Mangifera indica L.): caracterização através da biologia molecular e seleção de cultivares
Beneficiário:Ronaldo Posella Zaccaro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado