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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Abordagem clínica da doença cárie segundo a formação universitária

Texto completo
Autor(es):
Valdinéia Maria Tognetti [1] ; Naiara de Paula Ferreira-Nobilo [2] ; Maria da Luz Rosário de Sousa [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. odontol. UNESP; v. 42, n. 6, p. 401-407, 2013-12-00.
Resumo

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi verificar a abordagem clínica dos formandos de duas instituições de ensino (pública e particular) em relação à doença cárie. MATERIAL E MÉTODO: Utilizou-se um caso clínico (contendo dados, fotos e radiografias), e questionou-se sobre o plano de tratamento, com questões fechadas e uma questão discursiva. As respostas discursivas foram analisadas pela técnica de análise do conteúdo, e, posteriormente dicotomizadas, assim como as fechadas, para análises estatísticas (Qui-quadrado, p<0,05). RESULTADO: A taxa de resposta (n=72) foi de 85,71% na faculdade pública e 92,30% na particular. Após a consulta das tomadas radiográficas e considerando a dinâmica de atendimento clínico diferente das faculdades, menos de 10% dos estudantes da faculdade pública realizariam procedimentos conservadores nos dentes decíduos, enquanto pelo menos 30% dos estudantes da faculdade particular optariam por procedimentos conservadores em todos os casos (p<0,001). Quanto aos dentes permanentes, a totalidade dos estudantes da faculdade pública faria tratamento conservador. CONCLUSÃO: Tanto na faculdade pública quanto na particular houve semelhança de abordagens curativa (dentes decíduos) e conservadora+preventivista (dentes permanentes). (AU)

Processo FAPESP: 09/12370-1 - Evolução do conhecimento dos estudantes da FOP sobre cárie no transcorrer da graduação em Odontologia e seu impacto em fatores responsáveis pela doença
Beneficiário:Naiara de Paula Ferreira Nóbilo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 11/24042-9 - Ensino da Cariologia no Brasil
Beneficiário:Naiara de Paula Ferreira Nóbilo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto